Em paralelo, muitas iniciativas governamentais e privadas se esforçam para encontrar tecnologias de reaproveitamento energético dos resíduos. O resíduo é um subproduto da utilização humana, entretanto, a partir de alguns cuidados básicos pode ser reinserido em cadeias produtivas novamente, gerando redução no consumo de matérias primas e criação de emprego e renda.

A conscientização sobre a coleta seletiva é fundamental e necessária para mudarmos o patamar sobre a importância dos resíduos. Deve-se iniciar em casa, na igreja, escola e assim por diante. Uma vez separados, os resíduos mantem sua capacidade de reciclagem ou reaproveitamento, caso contrário, devem ser destinados para Aterros licenciados. A responsabilidade pelo resíduo é do gerador até o encerramento do ciclo de vida do resíduo.

A ABNT NBR 10.004 define que resíduos resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Os resíduos são classificados em Classe I – Perigosos e Classe II – Não Perigosos. Grande parte dos resíduos são passíveis de tecnologias aptas a recicla-los ou promover geração de matriz energética.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população brasileira é equivalente a 200 milhões de habitantes (censo 2010), onde cada brasileiro gera em média 1,2 kg de resíduos por dia. Estudo realizado (janeiro 2016) pela ABETRE (Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos), 41,7% dos resíduos possuem destinação inadequada no Brasil.

Reconhecendo esse cenário desafiador, alguns empreendedores fundaram a Destine Já no ano de 2016. Uma Startup Capixaba, localizada em Vitória, Espírito Santo, Brasil. Nossa proposta de valor é conectar empresas geradoras de resíduos a destinadores licenciados pelos órgãos ambientais numa só plataforma. Desta forma, os clientes podem buscar os melhores orçamentos de destinação num só lugar, garantindo assim, redução de custos com destinação, eliminação de passivo ambiental, operação segura e maximização da sustentabilidade empresarial. Do outro lado, os destinadores licenciados aumentam a captação de negócios, ampliam sua área de atuação e melhoram seus resultados financeiros.

A equipe Destine Já é multidisciplinar, constituída por administradores de empresas, gestor ambiental, arquiteto de software, engenheiro e doutor em meio ambiente. Toda estrutura de sistema de informação é organizada em nuvem. Contamos com uma equipe de Back office para suporte aos clientes e atendemos aos Estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Distrito Federal.  Estamos em processo de expansão para todo o território nacional com a missão de promover destinação adequada de resíduos.